Empresa inativa: sua empresa não está livre de obrigações acessórias

Você inativou alguma empresa ou pensa em fazer isto? Saiba que as suas obrigações com o Fisco continuam. Algumas pessoas pensam que ao estar constando como inativa, a empresa sem movimento está livre de cumprir obrigações acessórias. E é aí que mora o perigo.

Por conta do processo de fechamento ser burocrático, alguns empresários preferem manter suas empresas paralisadas. Sabe-se que se o objetivo é dar baixa em uma empresa, a mesma deverá estar regular junto aos órgãos públicos. Sem mencionar o fato de que milhares de empresas estão inadimplentes e ao ser realizada baixa na Receita Federal o débito passa para os sócios responsáveis. No entanto, por conta de tantos empecilhos os sócios ao preferem deixar a empresa inativa.

Mesmo a empresa não tendo mais movimentações frequentes ou que a empresa realmente não esteja funcionando, ainda assim é necessário que seja entregue obrigações ao Governo e a Receita Federal frequentemente. Assim, ao abrir uma empresa, você sempre precisará de um contador.

Como se sabe que a empresa está inativa?
Uma empresa pode ser considerada como inativa a partir do período que não será realizada qualquer atividade operacional, não operacional, financeira ou patrimonial, incluindo aplicações no mercado de capitais. Por exemplo se uma empresa ficou inativa durante todo o ano de 2019.

E uma empresa inativa tem quais obrigações acessórias?
É dever te todas as empresas oferecer informações previdenciárias, fiscais, e trabalhistas aos órgãos de fiscalização, antes mesmo de falarmos das obrigações acessórias. Isso deve acontecer dentro dos prazos pré estabelecidos e respeitar uma série de normas que somente os contadores estão atualizados para seguir.

Quando uma empresa é considerada sem movimento?
Uma empresa é considerada sem movimento se exerceu alguma atividade durante o ano, ou seja, uma vez ou outra, realiza alguma transação. Exemplo: uma empresa realizou um processo de aquisição, fusão, ou mesmo incorporou-se a outra. Em razão dessas operações, a empresa é considerada sem movimento. E se no caso outra empresa emitiu somente uma nota fiscal durante o ano, também pode ser considerada sem movimento. Nestes casos, estão ainda assim obrigadas a cumprir as obrigações estando inativas ou sem movimento.

Em geral, empresas inativas estão dispensadas de entregas de obrigatoriedades mensais. No entanto não ficam dispensadas de entregar as obrigações anualmente, como é o caso de: DCTF, que deverá ser entregue, sob pena de multa, GFIP e RAIS negativa. A GFIP deverá ser entregue nas seguintes datas: uma no mês de Janeiro e outra no mês de Dezembro, obedecendo a data de entrega, pois caso seja entregue pós o prazo a empresa terá de pagar multa. Em caso de empresas sem movimento, as obrigações acessórias comuns à qualquer companhia devem ser entregues como é o caso do imposto de renda de pessoa jurídica, o SPED, DCTF, as escriturações mensais, entre outros.

Leia também: Gastos no fim de ano? Veja como se organizar melhor em 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquise

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Posts recentes

Receba novidades

Inscreva-se abaixo para receber semanalmente as novidades do nosso blog!

Escolha o dispositivo

Token
USB

Cartão e Leitora

Cartão
Inteligente

Escolha o dispositivo

Token
USB

Cartão e Leitora

Cartão
Inteligente

Escolha o dispositivo

Token
USB

Cartão e Leitora

Cartão
Inteligente

Escolha o dispositivo

Token
USB

Cartão e Leitora

Cartão
Inteligente

Escolha o dispositivo

Token
USB

Cartão e Leitora

Cartão
Inteligente

Escolha o dispositivo

Token
USB

Cartão e Leitora

Cartão
Inteligente

Escolha o local

As ofertas podem variar conforme o local selecionado

Mapa do Brasil SVG
Tocantins TO Bahia BA Sergipe SE Pernambuco PE Alagoas AL Rio Grande do Norte RN Ceará CE Piauí PI Maranhão MA Amapá AP Pará PA Roraima RR Amazonas AM Acre AC Rondônia RO Mato Grosso MT Mato Grosso do Sul MS Goiás GO Paraná PR Santa Catarina SC Rio Grande do Sul RS São Paulo SP Minas Gerais MG Rio de Janeiro RJ Espírito Santo ES Distrito Federal DF Paraíba PB

Escolha a validade

Escolha a validade

Escolha a validade

Escolha a validade

Escolha a cidade

São Paulo

Escolha a cidade

Araruama

Rio de Janeiro

Escolha a cidade