Sem categoria

Gastos no fim de ano? Veja como se organizar melhor em 2020

Após alguns possíveis exageros na virada do ano, temos que nos preparar para os gastos do início do ano, que acabam mexendo e muito com nosso bolso. Há os impostos
cobrados como, o IPVA, IPTU, a volta às aulas onde são feitas as compras de materiais escolares e a fatura do cartão de crédito, o que deixam os orçamentos bastante apertados. E é bem nesta época do ano que várias pessoas acabam recorrendo a empréstimos para desafogar as contas e dar um fôlego ao bolso.
É preciso lembrar recorrer ao empréstimo pessoa é de fato uma boa saída mas é preciso manter um planejamento financeiro forte para que a situação não saia do controle. Por isso, separamos algumas dicas de como você consegue encarar o início de 2020 com muito mais tranquilidade e passar o resto do ano com maior controle.

Controle das suas finanças
Não dá pra fugir de um diagnóstico da sua realidade financeira, ou seja, descobrir o quanto é ganho e gasto por mês,
e isso inclui os valores pagos em juros, contas e empréstimos. O ideal para isto ser feito é
montar um orçamento pessoal ou familiar e isso é facilmente feito através de aplicativos de gestão financeira e planilhas prontas que ajudam o consumidor a organizar sua vida financeira. O importante é manter a disciplina de atualizar as informações.

• Troque uma dívida cara, por uma mais barata
Quem possui dívidas com altos valores em juros, como cheque especial e rotativo do cartão de crédito, precisa tomar cuidado redobrado, pois podem se transformar em uma grande bola de neve. Assim é recomendo pensar alternativas de crédito bem mais baratas e com prazo mais certo para ser quitado, como por exemplo, um consignado ou empréstimo pessoal. Assim, sem a “corda no pescoço” apertando todo mês, por conta dos altíssimos juros, você consegue se planejar e fazer parcelas que caibam de fato no bolso.

• É hora de cortar gastos
Faça uma faxina nas finanças e veja as despesas que você pode abrir mão, por exemplo, é possível trocar serviços mais caros por outros mais em conta, um happy hour ou uma festa por um algo muito mais tranquilo, que não gaste
quase nada como um cinema, um filme na televisão ou mesmo um programa em casa. Pode parecer simples, porém é assim que você consegue ver uma mudança significativa no seu orçamento e no fim dos meses. Para ter mudanças significativas em relação às dívidas, é necessário ter mudanças nos hábitos.

• Pare de comprar o que não é essencial
É do brasileiro ter o hábito de comprar tudo parcelado. Quando separadas, as parcelas das compras
podem parecer inofensivas mas a soma das parcelas que vencem todos os meses
podem ser muito mais altas do que se imagina. Neste caso, manter-se de dois a três meses sem nenhuma compra
com parcelas pode fazer com que seu mês tenha um dinheiro sobrando.

• Fazer dinheiro novo: renda extra
Fazer dinheiro novo, ou melhor, aumentar a renda é de fato uma alternativa interessante. Seja fazendo horas extras, fazer um freela  ou vendendo algo que não tenha mais uso para você. Tudo isso, pode ter um pequeno impacto na sua qualidade de vida, porém um dinheiro extra pode representar um respiro no controle das finanças.

Gostou das dicas?

Compartilhe com a gente se você já faz alguma delas ou se você tiver alguma nova.

Leia mais: Simples Nacional 2020: prazo para aderir vai até o fim deste mês

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar
Fechar