Empreendedor

Os benefícios do SCRUM para a sua empresa?

Antes de saber quais são os benefícios do SCRUM precisamos entender o que é. Para quem não sabe, o “termo” significa framework. Um tipo de trabalho que emprega diversas ferramentas para o desenvolvimento iterativo e incremental utilizado no gerenciamento de projetos e no desenvolvimento de software ágil.

O objetivo é garantir foco no gerenciamento e organização do seu projeto. É uma forma de auto planejamento, assim, trazendo autoridade da tomada decisão a níveis de propriedade de operação e certeza. Além disso, ele auxilia no desenvolvimento de projetos que necessitam de entregas rápidas, cuja soluções estão alocadas em ambientes complexos.

Como foi criado?

Inicialmente, o Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka no artigo “The New Product Development Game” (Harvard Business Review, Janeiro-Fevereiro 1986). Em 1995, Ken Schwaber formalizou a definição de Scrum e ajudou a implantá-lo no desenvolvimento de softwares em todo o mundo.

Com isso, o Scrum adquiriu algumas características como: os clientes se tornaram parte da equipe de desenvolvimento. As entregas são frequentes e 100% desenvolvidas. São realizados planos de mitigação de riscos, como discussões diárias de status. Além disso, o programa é transparente, com isso os problemas que podem surgir não são ignorados.

Benefícios

O Scrum quando aplicado fornece vários tipos de benefícios e ao mesmo tempo, quebras de paradigmas são importantes para a inovação do seu projeto. Por isso, separamos uma série de benefícios que o Scrum pode trazer. Confira:

  • Redução de Riscos – a cada Sprint – um dos pilares de um projeto de desenvolvimento baseado na metodologia Scrum consiste em sua divisão em etapas. Cada uma dessas fases possui um tempo definido, que pode ser um ciclo com duração de uma semana, duas semanas ou até um mês – são revistos todos os processos. Com isso, é necessário identificar as falhas e os acertos do projeto, ou seja, a funcionalidade do projeto vai melhor cada vez mais.
  • Agilidade – O Scrum é capaz de ganhar 30 a 40% no tempo do desenvolvimento do seu projeto. Com isso a produtividade da sua equipe aumenta, o trabalho em equipe e a autonomia do time; a remoção de impedimentos; a melhoria contínua dos processos; e a maior motivação do time.
  • Entregas frequentes – O Scrum prioriza a funcionalidade de maior valor do negócio, ou seja, antes mesmo do produto terminar, já é possível entregar algo para os clientes. Isso permite o lançamento de um produto que atende as necessidades do público.
  • Redução de custos – com um bom planejamento iterativo e incremental, você consegue utilizar os recursos com muito mais sabedoria, evitando desperdícios do seu tempo e do seu cliente.

Por isso, é necessário entender a importância da organização das tarefas que o Scrum estabelece. Com isso, é possível garantir o cumprimento de prazos e ter um maior foco nas diretrizes estabelecidas pelo planejamento de sua equipe. Por isso, este método garante que toda as pessoas que participam do projeto estejam alinhadas e tenha conhecimento sobre o que está sendo feito.

Gostou das nossas dicas sobre o Scrum? Conseguiu entender um pouco mais sobre esse termo? Ainda tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo do post.

Até o próximo!

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *