Certificado Digital

Certificação Digital para os advogados

Hoje falaremos da importância da certificação digital para os advogados. Que tem papel fundamental na sociedade brasileira.

“Ser advogado criminalista é defender, utilizando a legislação, razões e argumentos, todo cidadão chamado a responder em Juízo por acusação que lhe é feita, devendo este, por poder da nossa Constituição Federal, lei maior, ser considerado inocente até sentença transitada em julgado”.

Roberto Parentoni

Mudança

Sabemos que a área jurídica passa por mudanças rápidas. E foi assim que a Certificação Digital – arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade – chegou neste setor e transformou completamente a prática do Direito.

Você, advogado(a), lidava com muitas ações judiciais, papelada e uma série de documentos que tomavam muito o seu tempo. Mas com a chegada da tecnologia tudo mudou. Hoje em dia, o acesso é muito mais prático e com a certificação digital o inúmeros de benefícios são variados.

Mais quais são esses benefícios? Como eu posso fazer um certificado digital para a minha firma? Separamos algumas dicas para você.

Confira:

1. Automatização dos serviços: Com o Certificado Digital a produtividade da sua empresa aumentará. Com ele os advogados melhoram o gerenciamento de processos e documentos, assim facilitando o acesso a consultas e permite a integração automática com os tribunais e publicações judiciais. Agora você poderá ter mais agilidade nas suas burocracias.

2. Menos gastos: Com o documento, os seus custos substancialmente são reduzidos. Agora você não precisa realizar a autenticação em cartório de cada processo, validar outras ações. Os advogados economizam tempo e o melhor: dinheiro.

3. Proteção: Os certificados digitais usam o sigilo e autenticidade das informações através da criptografia. Isso é com objetivo de garantir a integridade, confidencialidade, privacidade e proteção de mensagens e diversas outras transações que são realidades através do mundo da internet. Com este documento, processos que duravam meses, agora levam dias para serem resolvidos. Praticidade e tempo. Duas palavras importantes para você.

4. Eficácia: Com o certificado digital você tem acesso a sistemas que permitem organizar todo o fluxo de documentos do escritório, armazenando-os e oferecendo um histórico de assinaturas e alterações com consulta a qualquer momento. Com a implantação dessa tecnologia, você passa ter:

  • Ganho de tempo
  • Segurança
  • Redução de custos de impressão
  • Localização fácil de documentos
  • Gerenciamento do ciclo de vida de processos, contratos, pareceres e demais elementos judiciais

Ainda vale ressaltar que com o uso da certificação, pessoas e empresas podem validar juridicamente seus documentos à distância, de qualquer lugar do mundo.

E o profissional de Direito acompanha e valida etapas processuais sem a necessidade de estar presente em tribunais.

Gostou das nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida? Deixe abaixo nos comentários.

Leia também: Como abrir uma empresa individual pela internet?

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *