Contabilidade

Quais os primeiros passos para abrir um escritório de contabilidade?

 

Quando uma pessoa decide investir em um escritório de contabilidade, ele precisa cumprir alguns requisitos que ajudam no desenvolvimento do empreendimento, pois, além de prestar serviços para as empresas em geral, ele precisa conseguir ter lucratividade para si mesmo.

E você? Quer abrir e investir em um escritório de contabilidade e não sabe por onde começar? Nós da WEB Certificados separamos os primeiros passos para você realizar o seu sonho. Preparados? Confira:

PRIMEIROS PASSOS

O primeiro item que você precisa pensar é o planejamento. Para qualquer tipo de empreendimento, planejar é essencial. É importante que você tenha um plano de negócios, que não é nada mais do que uma definição dos objetivos. Para isso é válido refletir algumas perguntas: “Quais são as minhas metas? O que eu pretendo implantar no meu negócio?”

É necessário avaliar o mercado e estuda a concorrência e refletir em cada passo antes de montar o escritório. Além disso, é importante conhecer todas as exigências burocráticas e providenciar todas as documentações necessárias para a regularização da sua empresa.

O segundo passo é preciso que o seu escritório esteja bem localizado, perto dos principais pontos comerciais da sua cidade, para estar próximo aos seus clientes e os próximos que virão. Não é recomendado em locais afastado. Anotou?

Outro aspecto importante que acaba afetando a escolha do local para a instalação da sua empresa está na estrutura. No seu plano de negócios, você deve ter chegado a um número ideal de clientes. Essa informação dará embasamento para definir o porte da sua empresa. Por isso você deverá levar em consideração o tamanho da sua equipe de trabalho para pensar na sua infraestrutura. Uma sala de reuniões, espaço para café, sala de estar, banheiros e até mesmo uma cozinha para lanches.

Este momento é a hora que você vai montar o escritório que você sempre sonhou. Então use e abuse da criatividade. E lembre-se de uma boa estrutura de equipamentos para uma boa execução dos serviços como cadeiras, armários, mesas, um bom computador e um telefone, claro!

MONTANDO A EQUIPE

Muitos contadores trabalham sozinhos quando começam a empreender. No entanto, à medida que a sua empresa cresce, você vai precisar de mais gente ao seu lado para manter o seu serviço em alto nível.

Alguns profissionais podem auxiliar na execução dos serviços contábeis do seu escritório, como uma secretária, um outro contador, um assistente, profissional de recursos humanos e até mesmo um marqueteiro.

Também não se deve esquecer que a divulgação do empreendimento precisa entrar no seu planejamento. Hoje em dia, cada vez mais, as empresas estão contando com uma assessoria para lidar com o marketing e divulgação do seu negócio. É importante encontrar maneiras de divulgar sua empresa sem ferir o código de ética contábil. Você pode investir na criação de um site, anúncio em revistas empresariais, etc. Procure ajuda especializada e coloque o seu negócio em destaque no mercado. Isso vai fazer a diferença, pode ter certeza!

É interessante que você busque parcerias e marque presença em eventos de entidades de classe na sua cidade ou região, como associações empresariais.

Também faça sua adesão à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), mantenha-se atualizado e acompanhe a movimentação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e suas regionais.

Além disso, sempre que houver a oportunidade de inovar, aposte nessa prática. Pronto para implantar as nossas dicas? Mão na massa!

Não fique por fora dos nossos conteúdos, veja mais em —> https://blog.webcertificados.com.br/

Etiquetas
Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *