Sua empresa está preparada para o e-Social? 

Instituído pelo decreto 8.373 desde 11 de dezembro de 2014, o novo cronograma de implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social) passará a fazer parte da rotina de todas as empresas de forma obrigatória, a partir do segundo semestre de 2018. O novo sistema tem intuito de unificar as informações que se referem às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas como forma de padronizar todo a administração de dados. Um ambiente de testes foi liberado em agosto deste ano para facilitar a ambientação dos empregadores ao sistema, além de garantir um aperfeiçoamento da ferramenta por parte do Governo Federal.

e-Social

Cronograma disponível no Portal eSocial.

Prazos

A partir de 1º de Janeiro de 2018, as empresas que possuem faturamento superior a R$ 78 milhões/ano já são obrigadas a utilizar o sistema. Logo depois, a partir de 1º julho, passará a ser obrigatório para os demais empregadores, incluindo MEIs e pequenas empresas.

Na prática e em termos numéricos

O e-Social vai integrar a rotina de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores, onde mais de 4,8 milhões são micro e pequenos empresários e 7,2 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI), que deverão se adequar à nova regra, desde que estes possuam funcionários.

Vantagem

Em sua total implementação, o eSocial irá substituir 15 prestações de informações ao governo – como GFIP, RAIS, CAGED e DIRF – por apenas uma. O que acarretará em uma simplificação e redução de custos, além da redução da burocracia e o aumento significativo da produtividade das empresas. Quanto menos tempo você gasta com as obrigações, mais tempo sobra para você se dedicar às atividades que mais requerem tempo na sua empresa.

e-Social: ainda consigo me preparar para o que vem no próximo ano?

e-Social

Como forma de garantir que você se atualize sobre as mudanças previstas para o próximo ano e saiba como proceder para se manter dentro das novas obrigações, a LIGSI TRAINING em parceria com a WebCertificados, organiza no dia 11/11/2017 o I Webinar do Seminário e-Social. As inscrições poderão ser realizadas no site da LIGSI. O evento contará com a presença de um dos maiores especialistas em e-Social do Brasil, Luiz Antonio Medeiros de Araujo! Está imperdível!

 

Leia mais: Tabelamento dos honorários contábeis


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *